A condi鈬o e o lugar das Ci麩cias Sociais no pensamento de Habermas

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Autor: Marca: Dial騁ica Refer麩cia: 9786525250649

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Descri鈬o

Habermas foi analisado a partir do enfoque hermen黏tico a partir da sua obra A lgica das ci麩cias sociais (1967), questionando que a ci麩cia promove o conhecimento no horizonte antropoc麩trico. O sujeito parcialmente determinado pela objetividade do mundo, mas tamb駑 pelas rela鋏es mtuas entre identidade do eu e sociedade. As ci麩cias sociais reconstrutivas comparam a an疝ise dos m騁odos distintos entre Mead na "natureza do juzo moral" e de Kohlberg no "isomorfismo das formas lgicas e moral do juzo", ambos respons疱eis pelo sujeito epist麥ico e esse confronta o mundo, al駑 da perspectiva evolutiva entre ontog麩ese (conhecimento e a鈬o) e filog麩ese (linguagem e a鈬o). A relev穗cia situa-se em uma abordagem atual perante a concep鈬o de ci麩cia, cujo resultado evidencia as abordagens e usos da linguagem como novo paradigma de investiga鈬o. Nesse paradigma, aps a virada lingustica, o convencimento o instrumento de pesquisa, cabe efetividade estar na necessidade dos atos de fala, pois o todo se dissipa em todas as diferen軋s do conceito que est destranscendentalizado na raz縊. Conclui-se que os atos de fala descritivo, explicativo e expressivo s縊 explorados respectivamente na representa鈬o do espa輟, est騁ica e imagens de mundo. Aponta uma falta de unidade entre a exist麩cia e a natureza por meio da identidade do eu que utiliza da 騁ica do discurso nas distin鋏es entre 騁ica, est騁ica e moral junto ao uso das crticas de Habermas e de seus int駻pretes.



Caractersticas

  • Ano: 2022
  • Autor: Lus C駸ar Alves Moreira Filho
  • Selo: Dial騁ica
  • ISBN: 9786525250649
  • Nコ de P疊inas: 384
  • Capa: Flexvel


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Habermas foi analisado a partir do enfoque hermen黏tico a partir da sua obra A lgica das ci麩cias sociais (1967), questionando que a ci麩cia promove o conhecimento no horizonte antropoc麩trico. O sujeito parcialmente determinado pela objetividade do mundo, mas tamb駑 pelas rela鋏es mtuas entre identidade do eu e sociedade. As ci麩cias sociais reconstrutivas comparam a an疝ise dos m騁odos distintos entre Mead na "natureza do juzo moral" e de Kohlberg no "isomorfismo das formas lgicas e moral do juzo", ambos respons疱eis pelo sujeito epist麥ico e esse confronta o mundo, al駑 da perspectiva evolutiva entre ontog麩ese (conhecimento e a鈬o) e filog麩ese (linguagem e a鈬o). A relev穗cia situa-se em uma abordagem atual perante a concep鈬o de ci麩cia, cujo resultado evidencia as abordagens e usos da linguagem como novo paradigma de investiga鈬o. Nesse paradigma, aps a virada lingustica, o convencimento o instrumento de pesquisa, cabe efetividade estar na necessidade dos atos de fala, pois o todo se dissipa em todas as diferen軋s do conceito que est destranscendentalizado na raz縊. Conclui-se que os atos de fala descritivo, explicativo e expressivo s縊 explorados respectivamente na representa鈬o do espa輟, est騁ica e imagens de mundo. Aponta uma falta de unidade entre a exist麩cia e a natureza por meio da identidade do eu que utiliza da 騁ica do discurso nas distin鋏es entre 騁ica, est騁ica e moral junto ao uso das crticas de Habermas e de seus int駻pretes.

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  • Nコ de P疊inas: 384
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