A trajetória do narrador de Dom Casmurro ? do romance ao cinema é um livro de interesse acadêmico dos estudantes de Letras, Psicologia, Artes e Jornalismo que analisa o sentimento e o comportamento do narrador-personagem do romance machadiano Dom Casmurro (1899), e do personagem-narrador do filme Dom (2003), de Moacyr Góes. É através das categorias da Transtextualidade, que se enfatiza a identificação das relações intertextuais do filme com o romance para contar a trajetória do narrador. Os elementos necessários para a reflexão do comportamento do protagonista do romance e sua adaptação fílmica são destacados pelas relações entre o texto literário e os outros textos contidos ou subentendidos no filme Dom (2003). O livro possui quatro capítulos que explicam desde a relevância das profissões dos personagens secundários até seus ambientes de trabalho, bem como o autoquestionamento dos narradores e suas reflexões. Por último, a obra faz o caminho inverso, analisando o personagem-narrador do filme, que trata o foco narrativo tanto de um (romance) quanto de outro (filme) numa abordagem de um Machado crítico-teatral e literário na estrutura das obras Dom Casmurro e Otelo, de William Shakespeare.
A trajetória do narrador de Dom Casmurro ? do romance ao cinema é um livro de interesse acadêmico dos estudantes de Letras, Psicologia, Artes e Jornalismo que analisa o sentimento e o comportamento do narrador-personagem do romance machadiano Dom Casmurro (1899), e do personagem-narrador do filme Dom (2003), de Moacyr Góes. É através das categorias da Transtextualidade, que se enfatiza a identificação das relações intertextuais do filme com o romance para contar a trajetória do narrador. Os elementos necessários para a reflexão do comportamento do protagonista do romance e sua adaptação fílmica são destacados pelas relações entre o texto literário e os outros textos contidos ou subentendidos no filme Dom (2003). O livro possui quatro capítulos que explicam desde a relevância das profissões dos personagens secundários até seus ambientes de trabalho, bem como o autoquestionamento dos narradores e suas reflexões. Por último, a obra faz o caminho inverso, analisando o personagem-narrador do filme, que trata o foco narrativo tanto de um (romance) quanto de outro (filme) numa abordagem de um Machado crítico-teatral e literário na estrutura das obras Dom Casmurro e Otelo, de William Shakespeare.