Este livro evidencia o protagonismo das mulheres como rezadeiras, curandeiras e
agentes de saúde do Programa Saúde da Família. As rezadeiras se inscrevem no
âmbito da fé e da cultura popular e, conforme o texto, muitas vezes supriram, ao
longo da história, a carência em serviços de saúde pública e gratuita no Brasil. As
benzedeiras atuam como intermediadoras entre as pessoas que as procuram e o
sagrado. As rezadeiras são portadoras de práticas e saberes específicos de seu ofício,
pois há males que não pertencem à classificação de doenças reconhecidas pela
medicina convencional. Além disso, há situações em que se considera que a
intervenção das benzedeiras é o mecanismo mais eficiente para obtenção da cura.
Diversos estudos na área médica reconhecem o papel da fé e da crença nos
tratamentos ministrados como um componente que auxilia no processo de
tratamento e cura dos pacientes.
A fé, o saber popular e o saber médico não se excluem, mas se complementam.
Observa-se nas comunidades estudadas a existência de um hibridismo cultural entre
práticas de cura popular e a medicina convencional.
Este livro evidencia o protagonismo das mulheres como rezadeiras, curandeiras e
agentes de saúde do Programa Saúde da Família. As rezadeiras se inscrevem no
âmbito da fé e da cultura popular e, conforme o texto, muitas vezes supriram, ao
longo da história, a carência em serviços de saúde pública e gratuita no Brasil. As
benzedeiras atuam como intermediadoras entre as pessoas que as procuram e o
sagrado. As rezadeiras são portadoras de práticas e saberes específicos de seu ofício,
pois há males que não pertencem à classificação de doenças reconhecidas pela
medicina convencional. Além disso, há situações em que se considera que a
intervenção das benzedeiras é o mecanismo mais eficiente para obtenção da cura.
Diversos estudos na área médica reconhecem o papel da fé e da crença nos
tratamentos ministrados como um componente que auxilia no processo de
tratamento e cura dos pacientes.
A fé, o saber popular e o saber médico não se excluem, mas se complementam.
Observa-se nas comunidades estudadas a existência de um hibridismo cultural entre
práticas de cura popular e a medicina convencional.