Educa鈬o e sociedade: o potencial 騁ico do estado de natureza em Jean-Jacques Rousseau

Educa鈬o e sociedade: o potencial 騁ico do estado de natureza em Jean-Jacques Rousseau

Autor: Marca: Dial騁ica Refer麩cia: 9786525212166

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Descri鈬o

Este trabalho representa a aposta na exist麩cia de um eixo ontolgico (o ser humano) inspirador para as ideias de Rousseau, e que unificou seu pensamento por uma causa 騁ica: a prem麩cia de um processo de resgate da dignidade individual e coletiva do ser humano. Em cada elemento da investiga鈬o enseja-se a centralidade do estado de natureza funcionando como inspira鈬o, m騁odo e crit駻io. Ao ser designado por Rousseau como uma condi鈬o qui釿 inexistente, mas necess疵ia para os nossos juzos morais, o estado de natureza fortificou-se em sua dimens縊 hipot騁ica, granjeando um car疸er motivacional pleno de possibilidades interpretativas. A atualidade desta aprecia鈬o comprova-se pela inextinguvel tens縊 do binmio natureza/sociedade, mas sobretudo pela voz interior da consci麩cia subsidiando, reiteradamente, o ideal normativo de uma sociedade pautada por princpios 騁icos. Afirmar e tentar justificar a unidade do estado de natureza comporta a exig麩cia especfica de concentrar, com mais ou menos prud麩cia, algumas ideias constantes na obra rousseauniana. O grau de abstra鈬o sobre estas d-se conforme a adequa鈬o da afirma鈬o do primado humano adequado bondade inata. Neste sentido, a evoca鈬o de realidades casuais quer concorrer para uma reflex縊 direcionada para um maior conhecimento da verdade humana mais substancial. A partir desta configura鈬o, tanto a poltica como a educa鈬o s縊 cruzadas pela ideia de uma bondade inata, atual e pejada de possibilidades 騁icas.



Caractersticas

  • Ano: 2021
  • Autor: Celso Juca Castro
  • Selo: Dial騁ica
  • ISBN: 9786525212166
  • Nコ de P疊inas: 112


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Este trabalho representa a aposta na exist麩cia de um eixo ontolgico (o ser humano) inspirador para as ideias de Rousseau, e que unificou seu pensamento por uma causa 騁ica: a prem麩cia de um processo de resgate da dignidade individual e coletiva do ser humano. Em cada elemento da investiga鈬o enseja-se a centralidade do estado de natureza funcionando como inspira鈬o, m騁odo e crit駻io. Ao ser designado por Rousseau como uma condi鈬o qui釿 inexistente, mas necess疵ia para os nossos juzos morais, o estado de natureza fortificou-se em sua dimens縊 hipot騁ica, granjeando um car疸er motivacional pleno de possibilidades interpretativas. A atualidade desta aprecia鈬o comprova-se pela inextinguvel tens縊 do binmio natureza/sociedade, mas sobretudo pela voz interior da consci麩cia subsidiando, reiteradamente, o ideal normativo de uma sociedade pautada por princpios 騁icos. Afirmar e tentar justificar a unidade do estado de natureza comporta a exig麩cia especfica de concentrar, com mais ou menos prud麩cia, algumas ideias constantes na obra rousseauniana. O grau de abstra鈬o sobre estas d-se conforme a adequa鈬o da afirma鈬o do primado humano adequado bondade inata. Neste sentido, a evoca鈬o de realidades casuais quer concorrer para uma reflex縊 direcionada para um maior conhecimento da verdade humana mais substancial. A partir desta configura鈬o, tanto a poltica como a educa鈬o s縊 cruzadas pela ideia de uma bondade inata, atual e pejada de possibilidades 騁icas.

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