Fundamentos do homem e da sociedade em Helv騁ius

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Autor: Marca: Dial騁ica Refer麩cia: 9786525225951

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Descri鈬o

A presente obra tem como objetivo apresentar e analisar as teses do filsofo Claude-Adrien Helv騁ius (1715-1771). Sua teoria se insere no contexto do movimento iluminista franc黌 do s馗ulo XVIII. Insere-se tamb駑 na tradi鈬o da teoria do conhecimento do empirismo ingl黌 do s馗ulo anterior. De acordo com essa escola filosfica, os conhecimentos humanos t麥 sua origem nas sensa鋏es ou experi麩cias dos cinco sentidos, n縊 existindo ideias inatas ? que de acordo com a escola racionalista fundamentam todo conhecimento humano. A teoria de Helv騁ius se insere tamb駑 no movimento denominado materialismo, embora o filsofo n縊 se assuma explicitamente como tal. A teoria de Helv騁ius demonstra o modo como a vida mental do homem se origina das sensa鋏es e de como a organiza鈬o peculiar do homem, que ele denomina de sensibilidade fsica, determina as capacidades e faculdades humanas. Essa sensibilidade inteiramente material, pois se distingue unicamente por sua peculiar organiza鈬o, que no homem adquire uma complexidade que est fora do escopo da filosofia investigar, sendo, pois, atinente 灣 ci麩cias empricas. O filsofo se utiliza do m騁odo da redu鈬o para demonstrar que as ideias e sentimentos podem ser reduzidos 灣 sensa鋏es fsicas e que o prazer e a dor fundamentam todo o comportamento. A 騁ica e a epistemologia, nesse sentido, podem ser explicadas a partir dos princpios que determinam a conduta humana.



Caractersticas

  • Ano: 2022
  • Autor: Jos Cl疼dio Do Nasimento
  • Selo: Dial騁ica
  • ISBN: 9786525225951
  • Nコ de P疊inas: 120


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A presente obra tem como objetivo apresentar e analisar as teses do filsofo Claude-Adrien Helv騁ius (1715-1771). Sua teoria se insere no contexto do movimento iluminista franc黌 do s馗ulo XVIII. Insere-se tamb駑 na tradi鈬o da teoria do conhecimento do empirismo ingl黌 do s馗ulo anterior. De acordo com essa escola filosfica, os conhecimentos humanos t麥 sua origem nas sensa鋏es ou experi麩cias dos cinco sentidos, n縊 existindo ideias inatas ? que de acordo com a escola racionalista fundamentam todo conhecimento humano. A teoria de Helv騁ius se insere tamb駑 no movimento denominado materialismo, embora o filsofo n縊 se assuma explicitamente como tal. A teoria de Helv騁ius demonstra o modo como a vida mental do homem se origina das sensa鋏es e de como a organiza鈬o peculiar do homem, que ele denomina de sensibilidade fsica, determina as capacidades e faculdades humanas. Essa sensibilidade inteiramente material, pois se distingue unicamente por sua peculiar organiza鈬o, que no homem adquire uma complexidade que est fora do escopo da filosofia investigar, sendo, pois, atinente 灣 ci麩cias empricas. O filsofo se utiliza do m騁odo da redu鈬o para demonstrar que as ideias e sentimentos podem ser reduzidos 灣 sensa鋏es fsicas e que o prazer e a dor fundamentam todo o comportamento. A 騁ica e a epistemologia, nesse sentido, podem ser explicadas a partir dos princpios que determinam a conduta humana.

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