Gamificação e formação de professores: teoria e prática na utilização de games por professores da rede pública no município de Caçador (SC)

Gamificação e formação de professores: teoria e prática na utilização de games por professores da rede pública no município de Caçador (SC)

Autor: Marca: Dialética Referência: 9786525221892

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Descrição

O escopo desta obra é apresentar o processo de gamificação que vem sendo aplicado em ambientes escolares e os seus princípios teóricos, além de apresentar a proposta de formação continuada realizada junto a professores da rede pública de educação do município de Caçador (SC). O objetivo foi demonstrar aos professores uma ferramenta que pudesse "ajudar" no desenvolvimento das suas atividades, explicando as possibilidades da utilização dos games e seus elementos em sala de aula e, ao mesmo tempo, que aproximasse a realidade vivenciada pelos estudantes fora da escola com o ambiente escolar. As informações aqui expostas foram obtidas a partir de questionários apresentados aos professores participantes e os resultados são apresentados através das respostas dadas pelos professores a esses questionários. A princípio, as considerações finais que são apresentadas nesta obra apontam para a potencialidade da utilização da gamificação no processo de ensino e aprendizagem, no ganho que os professores têm de repensarem suas práticas em relação aos seus conhecimentos já consolidados, nas possibilidades de articulação entre as diversas áreas do conhecimento e na oportunidade da construção conjunta de uma atividade gamificada entre professores e estudantes.



Características

  • Ano: 2022
  • Autor: Marcione R. Nunes
  • Selo: Dialética
  • ISBN: 9786525221892
  • Nº de Páginas: 96
  • Capa: Flexível


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O escopo desta obra é apresentar o processo de gamificação que vem sendo aplicado em ambientes escolares e os seus princípios teóricos, além de apresentar a proposta de formação continuada realizada junto a professores da rede pública de educação do município de Caçador (SC). O objetivo foi demonstrar aos professores uma ferramenta que pudesse "ajudar" no desenvolvimento das suas atividades, explicando as possibilidades da utilização dos games e seus elementos em sala de aula e, ao mesmo tempo, que aproximasse a realidade vivenciada pelos estudantes fora da escola com o ambiente escolar. As informações aqui expostas foram obtidas a partir de questionários apresentados aos professores participantes e os resultados são apresentados através das respostas dadas pelos professores a esses questionários. A princípio, as considerações finais que são apresentadas nesta obra apontam para a potencialidade da utilização da gamificação no processo de ensino e aprendizagem, no ganho que os professores têm de repensarem suas práticas em relação aos seus conhecimentos já consolidados, nas possibilidades de articulação entre as diversas áreas do conhecimento e na oportunidade da construção conjunta de uma atividade gamificada entre professores e estudantes.

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  • ISBN: 9786525221892
  • Nº de Páginas: 96
  • Capa: Flexível


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