Descrição
O texto tem como mote uma passagem de Paulo Freire, retirada de seu livro mais famoso, Pedagogia do Oprimido:
"Ninguém educa ninguém, como tampouco ninguém se educa a si mesmo: os homens se educam em comunhão, mediatizados pelo mundo".
Essa passagem é adequada ao livro que é voltado não somente à educação escolar, mas também para as contribuições da Gamificação para a Educação Sociocomunitária, que em seu sentido mais amplo, é um processo em que todos se educam uns aos outros, na sociedade (no mundo).
O livro traz compreensões e reflexões importantes sobre a temática central "Gamificação", lhe respondendo perguntas como:
• O que é Gamificação?
• Como construir/criar e aplicar uma estratégia gamificada que utilize Metodologia Ativa - não de Ensino, mas, sim, "de Aprendizagem", não da Didática (a Arte de Ensinar), mas, sim, da Matética, a Arte de Aprender?
• Quais são as regras e elementos?
O texto traz também exemplos de aplicativos de Gamificação, parâmetros para profissionais da computação que constroem estratégias gamificadas e, para o leitor que não se sente confortável com o uso de recursos computacionais, evidências de que é possível criar uma Gamificação com histórias de vida e artefatos da rotina dos envolvidos, indo ao encontro de uma educação para todos.
Por fim, o livro apresenta uma pesquisa quali-quantitativa desenvolvida pela autora no mestrado, evidenciando a aplicação real da Gamificação, identificando resultados alcançados e aspectos positivos.
Características
- Ano: 2022
- Autor: Adriana da Silva Belon
- Selo: Dialética
- ISBN: 9786525237954
- Páginas: 196
- Capa: Flexível