H駻cules no Eta: uma trag馘ia estoica

H駻cules no Eta: uma trag馘ia estoica

Autor: Marca: Dial騁ica Refer麩cia: 9786525231365

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Descri鈬o

O estoicismo de S麩eca apresenta tra輟s que refletem sua condi鈬o pessoal de homem novo, de ator na histria do Imp駻io Romano e de um pensador bastante livre. As linhas de seu pensamento, que se podem chamar de estoico-senequianas, est縊 presentes em toda sua obra. A trag馘ia H駻cules no Eta, juntamente com sua tradu鈬o, constituem a 1ェ parte deste livro. A 2ェ formada pelo estudo do pensamento de S麩eca a contido. Buscando como modelo principal As Traqunias de Sfocles, S麩eca em H駻cules no Eta d 灣 suas personagens um tratamento tal que se pode ler, em suas palavras e em suas a鋏es, a express縊 das virtudes e dos vcios nos 3 nveis: csmico, imperial e individual. A rela鈬o entre essas 3 inst穗cias garantida, principalmente, pela tens縊 sujeito-objeto, presente em toda a Natureza como princpios ativo e passivo, e pela analogia como processo de conhecimento. A express縊 m痊ima do princpio ativo , no universo, o Logos; no Imp駻io, a raz縊 do prncipe, e no homem, a raz縊 diretriz. O vcio o desequilbrio em qualquer uma das inst穗cias, e consiste numa invers縊 que deixa a Raz縊 fora do lugar que lhe cabe segundo a perfei鈬o da Natureza. O reequilbrio, no 穃bito do Universo, se faz pela "conflagra鈬o universal"; no Imp駻io, pelo comando de um prncipe virtuoso; no indivduo, pela pr疸ica da virtude, sob o comando da raz縊.

Quanto virtude (=sabedoria = liberdade = felicidade), o homem pode ser um stultus, um uacillans, um proficiens ou um sapiens.



Caractersticas

  • Ano: 2022
  • Autor: Jos Geraldo Heleno
  • Selo: Dial騁ica
  • ISBN: 9786525231365
  • Nコ de P疊inas: 248


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O estoicismo de S麩eca apresenta tra輟s que refletem sua condi鈬o pessoal de homem novo, de ator na histria do Imp駻io Romano e de um pensador bastante livre. As linhas de seu pensamento, que se podem chamar de estoico-senequianas, est縊 presentes em toda sua obra. A trag馘ia H駻cules no Eta, juntamente com sua tradu鈬o, constituem a 1ェ parte deste livro. A 2ェ formada pelo estudo do pensamento de S麩eca a contido. Buscando como modelo principal As Traqunias de Sfocles, S麩eca em H駻cules no Eta d 灣 suas personagens um tratamento tal que se pode ler, em suas palavras e em suas a鋏es, a express縊 das virtudes e dos vcios nos 3 nveis: csmico, imperial e individual. A rela鈬o entre essas 3 inst穗cias garantida, principalmente, pela tens縊 sujeito-objeto, presente em toda a Natureza como princpios ativo e passivo, e pela analogia como processo de conhecimento. A express縊 m痊ima do princpio ativo , no universo, o Logos; no Imp駻io, a raz縊 do prncipe, e no homem, a raz縊 diretriz. O vcio o desequilbrio em qualquer uma das inst穗cias, e consiste numa invers縊 que deixa a Raz縊 fora do lugar que lhe cabe segundo a perfei鈬o da Natureza. O reequilbrio, no 穃bito do Universo, se faz pela "conflagra鈬o universal"; no Imp駻io, pelo comando de um prncipe virtuoso; no indivduo, pela pr疸ica da virtude, sob o comando da raz縊.

Quanto virtude (=sabedoria = liberdade = felicidade), o homem pode ser um stultus, um uacillans, um proficiens ou um sapiens.

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