Imagem e uni縊 com o absoluto: considera鋏es sobre o pensamento de Mestre Eckhart e seus desafios para o ser humano no mundo contempor穗eo

Imagem e uni縊 com o absoluto: considera鋏es sobre o pensamento de Mestre Eckhart e seus desafios para o ser humano no mundo contempor穗eo

Autor: Marca: Dial騁ica Refer麩cia: 9786525232300

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Descri鈬o

Um dos temas mais discutidos no mundo a exist麩cia de Deus. Scrates acreditava nos deuses do Olimpo. Plat縊 dizia que havia uma esp馗ie de deus criador, chamado demiurgo, e Aristteles fala sobre o primeiro motor, um ato puro, pensamento do pensamento. O primeiro testamento apresenta algumas vezes Deus como guerreiro, j o segundo apresenta-O como um Deus de amor. A Idade M馘ia refor輟u a imagem de Deus como aquele que pune os pecadores, enquanto na Idade Moderna vemos Spinoza afirmar que Deus est em tudo e tudo est em Deus. Nietzsche dizia: "Deus est morto!". A Idade Contempor穗ea enfatiza um Deus customizado, Deus aquilo que penso Dele. Esta obra reflete sobre a imagem e o processo de uni縊 do ser humano com o Absoluto luz do pensamento de Mestre Eckhart. Ele concebia a imagem de Deus refletida na alma humana a partir da desconstru鈬o de todas as outras imagens nela preconcebidas. O pensamento de Eckhart se expressa com a vis縊 divina sobre "a imagem e semelhan軋", a qual se manifesta na aus麩cia de imagens e de atributos. O homem se descortina para o infinito quando compreende essa aus麩cia, concebendo em seu entendimento que Deus quem norteia as possibilidades de caminho que levam at o conhecimento dele mesmo. Em Eckhart, a uni縊 entre o homem e o Absoluto se d atrav駸 da alma, no sil麩cio, e isto requer um despojamento; preciso que ela se esvazie, se desapegue do imagin疵io, pois imagem alguma poderia representar Deus e descortinar o Absoluto.



Caractersticas

  • Ano: 2022
  • Autor: Fernando Tadeu Barduzzi Tavares
  • Selo: Dial騁ica
  • ISBN: 9786525232300
  • Nコ de P疊inas: 184


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Um dos temas mais discutidos no mundo a exist麩cia de Deus. Scrates acreditava nos deuses do Olimpo. Plat縊 dizia que havia uma esp馗ie de deus criador, chamado demiurgo, e Aristteles fala sobre o primeiro motor, um ato puro, pensamento do pensamento. O primeiro testamento apresenta algumas vezes Deus como guerreiro, j o segundo apresenta-O como um Deus de amor. A Idade M馘ia refor輟u a imagem de Deus como aquele que pune os pecadores, enquanto na Idade Moderna vemos Spinoza afirmar que Deus est em tudo e tudo est em Deus. Nietzsche dizia: "Deus est morto!". A Idade Contempor穗ea enfatiza um Deus customizado, Deus aquilo que penso Dele. Esta obra reflete sobre a imagem e o processo de uni縊 do ser humano com o Absoluto luz do pensamento de Mestre Eckhart. Ele concebia a imagem de Deus refletida na alma humana a partir da desconstru鈬o de todas as outras imagens nela preconcebidas. O pensamento de Eckhart se expressa com a vis縊 divina sobre "a imagem e semelhan軋", a qual se manifesta na aus麩cia de imagens e de atributos. O homem se descortina para o infinito quando compreende essa aus麩cia, concebendo em seu entendimento que Deus quem norteia as possibilidades de caminho que levam at o conhecimento dele mesmo. Em Eckhart, a uni縊 entre o homem e o Absoluto se d atrav駸 da alma, no sil麩cio, e isto requer um despojamento; preciso que ela se esvazie, se desapegue do imagin疵io, pois imagem alguma poderia representar Deus e descortinar o Absoluto.

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