Descrição
Este livro colabora em uma proposta de pesquisa qualitativa baseada em teorias e atividades semióticas e práticas, a partir das quais pesquisa-se algumas particularidades dos processos complexos de pensamento de cada sujeito. Esses processos referem-se às recriações específicas de cada sujeito, as quais se constituem simultaneamente aos meios socioculturais, históricos e cognitivos. As atividades propostas têm características de jogos, os quais são mídias de explicitação, transformação e transcendência de ações dialéticas e de simultaneidade subjetiva e objetiva do sujeito. Esses processos, que se manifestam, constituem-se e transformam-se nas ações durante os jogos, também são processos de criação e recriação possivelmente utilizados no cotidiano de um mesmo sujeito e, no entanto, são reproduzidos por analogia nas situações desses jogos. Portanto, propõe-se uma pesquisa de análise dos processos e produções a partir da perspectiva de que eles são recriações simultâneas e análogas à vivência de um sujeito, bem como modificáveis e dialéticas. Esses jogos podem ser úteis em sistemas de ensinar e aprender presencialmente e no Ensino a Distância.
SUMÁRIO
CONSIDERAÇÕES INICIAIS
REVISÃO DA LITERATURA
MÍDIAS
Conceito
As Mídias como Cultura
PROCESSOS COMPLEXOS DE PENSAMENTO
Dinâmica dos Processos Complexos de Pensamento
Análise dos Processos de Pensamento
JOGOS
Características
SEMIÓTICA CULTURAL
METODOLOGIA
COLETA DE INFORMAÇÕES
Desenvolvimento da Coleta
REFERÊNCIA PARA A ANÁLISE DAS INFORMAÇÕES
ANÁLISE DAS INFORMAÇÕES
PESQUISA QUALITATIVA
DESCRIÇÃO DA PESQUISA
Primeiro Sujeito
Primeira atividade
Segunda atividade
Segundo sujeito
Terceira atividade
Quarta atividade
DISCUSSÃO DOS RESULTADOS
REFLEXÃO
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS
APÊNDICE
Características
- Ano: 2022
- Autor: Jane Maria Nogueira Makosky
- Selo: Dialética
- ISBN: 9786525223780
- Páginas: 136
- Capa: Flexível