São Luís do Maranhão a exemplo de outras cidades do Nordeste brasileiro, apresenta um cenário de expressões culturais enraiadas em uma forte tradição de danças, ritmos e cantorias que se manifestam por meio de um rico calendário de festas religiosas e populares ao longo dos anos em celebração aos santos padroeiros, ao período junino e até ao carnaval. Em meio a este cenário, surge o reggae jamaicano que aportou na Ilha de São Luís desde meados dos anos setenta, provocando debates sobre as noções de identidade cultural entre estudiosos de diversas áreas e gente comum, fazedores das chamadas culturas tradicionais. A proposta desse livro é uma análise sobre as influências provocadas no cenário sociocultural de São Luís do Maranhão, por conteúdos rítmico-musicais que chegam pelo gosto popular ou pela força das mídias. Minha argumentação é que, mesmo em sociedades enraizadas a uma forte tradição cultural, existe um movimento de trocas entre os repertórios regionalizados da cultura local e outros conteúdos culturais ofertados pelas mídias provocando um embricamento entre o local e o global. Este embricamento apresenta situações novas, possibilitando tanto deslocamentos da identidade quanto o fortalecimento da auto estima de grupos locais pois, raízes étnico culturais dos diversos grupos mesclam-se com o novo, ampliando também as possibilidades de ressiginficação da tradição. Daí as razões pelas quais o bumba-meu-boi maranhense não estar incólume ás transformações do fazer cultural que se altera de acordo com a dinâmica da modernidade, sem deixar de ser a principal manifestação da cultura popular no maranhão.
São Luís do Maranhão a exemplo de outras cidades do Nordeste brasileiro, apresenta um cenário de expressões culturais enraiadas em uma forte tradição de danças, ritmos e cantorias que se manifestam por meio de um rico calendário de festas religiosas e populares ao longo dos anos em celebração aos santos padroeiros, ao período junino e até ao carnaval. Em meio a este cenário, surge o reggae jamaicano que aportou na Ilha de São Luís desde meados dos anos setenta, provocando debates sobre as noções de identidade cultural entre estudiosos de diversas áreas e gente comum, fazedores das chamadas culturas tradicionais. A proposta desse livro é uma análise sobre as influências provocadas no cenário sociocultural de São Luís do Maranhão, por conteúdos rítmico-musicais que chegam pelo gosto popular ou pela força das mídias. Minha argumentação é que, mesmo em sociedades enraizadas a uma forte tradição cultural, existe um movimento de trocas entre os repertórios regionalizados da cultura local e outros conteúdos culturais ofertados pelas mídias provocando um embricamento entre o local e o global. Este embricamento apresenta situações novas, possibilitando tanto deslocamentos da identidade quanto o fortalecimento da auto estima de grupos locais pois, raízes étnico culturais dos diversos grupos mesclam-se com o novo, ampliando também as possibilidades de ressiginficação da tradição. Daí as razões pelas quais o bumba-meu-boi maranhense não estar incólume ás transformações do fazer cultural que se altera de acordo com a dinâmica da modernidade, sem deixar de ser a principal manifestação da cultura popular no maranhão.