Spinoza e o De Intellectus: o problema da transi鈬o

Spinoza e o De Intellectus: o problema da transi鈬o

Autor: Marca: Dial騁ica Refer麩cia: 9786558772149

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Descri鈬o

Analisamos aqui o problema da transi鈬o no De Intellectus de Spinoza. A transi鈬o vista como um trabalho contnuo de desativa鈬o de formas de perceber e desejar que debilitam a nossa exist麩cia. Tal processo implica pensar a exist麩cia como uma possibilidade de passar ao que a nossa natureza singular exige de mais forte. Assim, a narrativa do De Intellectus vista como um plano de passagem imanente vida. No plano, os aspectos 騁icos e cognitivos da obra est縊 vinculados. Pois, uma vez que ocorre transi鈬o no campo da percep鈬o, tamb駑 ocorre no campo da vida e vice versa. Portanto, 騁ica e conhecimento compem o mesmo plano de passagem. A hiptese que nos orientou foi: h uma tens縊 entre formas de viver e perceber institudas antes de ns e a possibilidade de problematizar a prpria exist麩cia, de acordo com uma no鈬o de vida humana mais forte. Assim, a ideia de uma vida mais potente inaugura o problema da passagem possvel ao que cada um pode efetivar. Fato que, a narrativa do De Intellectus coloca em evid麩cia a tens縊 entre uma vida submetida ao que a debilita e a possibilidade de um movimento existencial em que a cad麩cia pode ser determinada por uma exig麩cia prpria de existir e pensar.


Caractersticas

Caractersticas


  • Ano: 2020
  • Autor: ALEX SANDRO LEITE
  • Selo: Dial騁ica
  • ISBN: 9786558772149
  • Nコ de P疊inas: 228


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Analisamos aqui o problema da transi鈬o no De Intellectus de Spinoza. A transi鈬o vista como um trabalho contnuo de desativa鈬o de formas de perceber e desejar que debilitam a nossa exist麩cia. Tal processo implica pensar a exist麩cia como uma possibilidade de passar ao que a nossa natureza singular exige de mais forte. Assim, a narrativa do De Intellectus vista como um plano de passagem imanente vida. No plano, os aspectos 騁icos e cognitivos da obra est縊 vinculados. Pois, uma vez que ocorre transi鈬o no campo da percep鈬o, tamb駑 ocorre no campo da vida e vice versa. Portanto, 騁ica e conhecimento compem o mesmo plano de passagem. A hiptese que nos orientou foi: h uma tens縊 entre formas de viver e perceber institudas antes de ns e a possibilidade de problematizar a prpria exist麩cia, de acordo com uma no鈬o de vida humana mais forte. Assim, a ideia de uma vida mais potente inaugura o problema da passagem possvel ao que cada um pode efetivar. Fato que, a narrativa do De Intellectus coloca em evid麩cia a tens縊 entre uma vida submetida ao que a debilita e a possibilidade de um movimento existencial em que a cad麩cia pode ser determinada por uma exig麩cia prpria de existir e pensar.

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